• Anelise Campoi

Acessibilidade na Arquitetura: Placebo Pharmacy Atenas

Por que os shampoos e os condicionadores são dispostos (em sua maioria) com suas aberturas em lados opostos? Isso é chamado de “Linguagem Universal” e tem a finalidade de ser compreendida por todas as pessoas, sejam elas deficientes visuais ou pessoas que perderam parte primordial da visão devido ao envelhecimento natural. Como uma simples ação como inverter os frascos pode mudar a experiência de uso de tantas pessoas? É sob esse questionamento que iniciamos o post de hoje, trazendo à superfície uma variação de projetos que pode fazer com que você queira visitar mais lugares com disposição à acessibilidade.




Estamos falando de um projeto lindo, feito na Grécia! É de leveza, cuidado, dinamismo e modernidade extremas que se faz um projeto como este. A Placebo Pharmacy é realmente um projeto que você precisa conhecer.


É um complexo em formato cilíndrico estrutural, justamente para ser notado de longe e de maneira marcante pelo grande fluxo de veículos e pessoas da Avenida Vouliagmenis (uma das mais movimentadas da cidade). A construção de 600m² mostra em sua fachada aberturas que simulam a leitura em braille que vemos em caixas de remédios no mundo todo, para simbolizar essa linguagem universal. As aberturas (além de lindas e marcantes para o projeto) têm uma função muito importante: iluminar com a luz natural o ambiente central da farmácia.



A farmácia foi construída sob a premissa de que todos poderiam acessá-la sem a mínima dificuldade, então, seu projeto consiste em uma rampa de acesso que circula os dois andares do prédio, deixando a parte comercial no centro do complexo, em que a luz do sol faz o trabalho de iluminar de maneira até artística.


O primeiro piso é utilizado para dispor os elementos comerciais à venda, como em uma drogaria que você está acostumado a visitar. O segundo piso, entretanto, oferece espaços que podem ser alugados por profissionais visitantes para realizarem procedimentos cirúrgicos não emergenciais.



A farmácia têm uma estrutura cilíndrica externa que parece se mover de forma gradativa também pela incrível fachada em braille. O complexo todo possui um significado e mostra que projetos focados em acessibilidade devem ser mais apreciados e comentados.


Fonte: Dezeen.com e ArchDaily.com

Crédito das imagens: P. Kokkinias | Projeto: Konstantinos Labrinopoulos



Nossos Serviços 

- Alvarás

- Gestão de Documentação

- Consultoria

- Certificados

- Permits Control

Funcionamento

Seg - Sex: 9:00 - 18:00

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Contate-nos

R. Dr. Alfredo de Castro, 200, CJ 1903

Barra Funda - São Paulo - SP CEP 01155-060

Tel:   (11) 2628 5108 - (11) 2628 5208

contato@acampoiconsultoria.com.br

permits@acampoiconsultoria.com.br

© 2019 por @MLCStudio