• Anelise Campoi

Como a Arquitetura Hospitalar pode facilitar o trabalho dos enfermeiros e médicos no mundo todo?






Em tempos de crise no sistema de saúde, nada mais justo que homenagear os heróis que estão na linha de frente em combate ao novo coronavírus. No último dia 12 de Maio, foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e em momentos como esse, essa data vai ganhar até um novo significado.


O profissional da área de enfermagem tornou-se uma figura ainda mais fundamental no sistema de saúde mundial! No primeiro contato com os possíveis infectados, nos cuidados diários com as pessoas que estão em tratamento e no atendimento de todos os outros casos de doenças e ocorrências que acontecem que não têm ligação nenhuma com o Covid19.


Estes profissionais têm uma função indispensável no combate ao novo coronavírus, mas a estrutura onde trabalham também precisa estar à altura de sua qualidade. Hoje, observamos como a Arquitetura Hospitalar (ou a falta dela) pode influenciar no tratamento e recuperação dos pacientes.



O papel da Arquitetura Hospitalar é colaborar com o tratamento, bem-estar e a segurança dos pacientes. Arquitetos e Urbanistas trabalham em conjunto na escolha das cores, espaços e equipamentos, com o simples objetivo de transformar o hospital em um ambiente muito mais aconchegante e confortável.



Nós sabemos que a infraestrutura da saúde pública no Brasil apresentava problemas antes da pandemia. O que ficou claro neste período é a real necessidade de nossos hospitais estarem preparados de maneira eficaz, para receber e tratar destes pacientes.


Obviamente que nenhum país estava devidamente preparado para receber uma pandemia de escala global, mas o Brasil têm evidenciado um despreparo alarmante.


Neste momento, precisamos valorizar ainda mais o trabalho que os enfermeiros e enfermeiras brasileiras estão desempenhando, mas também aliar o aprendizado que estamos extraindo desta crise na saúde e movimentar os profissionais da área de arquitetura que são especialistas no segmento hospitalar. Estes profissionais vão criar, produzir e implementar mudanças na infraestrutura dos hospitais que serão importantes no combate à doenças e enfermidades futuras.


Nossos Serviços 

- Alvarás

- Gestão de Documentação

- Consultoria

- Certificados

- Permits Control

Funcionamento

Seg - Sex: 9:00 - 18:00

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Contate-nos

R. Dr. Alfredo de Castro, 200, CJ 1903

Barra Funda - São Paulo - SP CEP 01155-060

Tel:   (11) 2628 5108 - (11) 2628 5208

contato@acampoiconsultoria.com.br

permits@acampoiconsultoria.com.br

© 2019 por @MLCStudio