top of page
  • Foto do escritorAnelise Campoi

Acessibilidade: brasileiro cria aplicativo para localizar ambientes acessíveis

Ser diferente é fazer a diferença.


Exemplos de superação, cidadania e visão são vistos em diversas situações para variadas áreas do desenvolvimento humano. Entretanto, quando pensamos em acessibilidade, imaginamos rampas de acesso, barras de apoio em banheiros públicos e adaptações estruturais.


O Brasileiro Bruno Mahfuz foi adiante e criou algo diferente de tudo que estamos acostumados a ver: um aplicativo destinado à avaliação de ambientes que são (ou não) adaptados para pessoas com necessidades especiais de locomoção.


Bruno sofreu uma mudança drástica em sua vida aos 17 anos, quando ficou paraplégico.

Depois de se adaptar à vida sobre uma cadeira de rodas, Bruno começou a observar a dificuldade que uma pessoas nessas condições enfrenta: não basta somente sair de casa, mas ter que enfrentar o desafio de como acessar uma loja com um degrau na porta, ou acessar um local que não possui um banheiro adaptado?


Então, depois de passar por situações desagradáveis e pouco encorajadoras, Bruno desistiu criar algo para ajudar as pessoas encontrar locais com acessibilidade garantida...

Bruno fundou o Guiaderodas em 2016.



O Guiaderodas é App colaborativo de avaliação e consulta de acessibilidade de prédios, bares, restaurantes, teatros, cinemas, hospitais, etc. Basicamente, se o estabelecimento está no Google, ele pode se encontrado, avaliado e consultado pelos usuários do Guiaderodas. Com uma interface simples, divertida e intuitiva, o aplicativo fornece três avaliações distintas, medidas por carinhas tristes, medianas e felizes. A aplicação já teve mais de 30 mil downloads nas lojas de aplicativos e já serviu de guia para mais de 200 mil locais em mais de 100 países, onde é conhecido como WheelGuide.


O projeto de Bruno ganhou o mundo e até criou a própria certificação ‘Certificação Guiaderodas’, que oferece reconhecimento às melhores práticas de acessibilidade. O serviço em questão é um recurso premium do aplicativo e é oferecido às empresas e obedece a uma metodologia rigorosa. Arquitetos especializados, pessoas com necessidades especiais de locomoção e até trabalhadores dos locais podem avaliá-los.



Bruno ainda levou para casa um dos prêmios mais cobiçados do segmento de tecnologia em 2018. O prêmio Innovators Under 35, do MIT, na categoria Humanitário. A história de Bruno é inspiradora e deve ser contada a todos, porque certamente é um orgulho para todos nós brasileiros, e nada melhor que parafrasear o inventor dessa grande ideia, dizendo:

“Uma ideia quando é boa, é boa para todos.”

Fale conosco através do e-mail contato@acampoiconsultoria.com.br ou clique aqui e fale agora no Whatsapp.

0 comentário
bottom of page